terça-feira, 20 de março de 2012

Planear a longo prazo

(Imagem retirada da Internet)
Este ano não vou ter as férias que queria. Nem eu nem a maioria dos portugueses. Já ter direito a qualquer coisa económica já não é nada mau. Com os cortes dos subsídios este ano tive que escolher: ou férias ou poupanças. E escolhi as poupanças.
Mas sendo o que mais gosto de fazer não vou ficar sentada à sombra da bananeira, se não vou este ano vou para o próximo! Assim sendo, peguei no meu ficheiro das contas e vi onde podia cortar: para além da descida do crédito habitação a roupa vai ser a vítima, e devo confessar que este mês não comprei nadinha! Tenho um destino em mente e, não comprometendo as finanças mensais, estipulei um montante mensal para retirar de parte para este meu projeto. Vou mesmo levantar o dinheiro para não correr o risco de o gastar em outra coisa qualquer e assim ver  o plano poupança férias à sombra de uma palmeira ganhar forma!
Alguém faz da mesma forma ou tem um planeamento semelhante?

7 comentários:

  1. Olá,
    eu criei e crio um envelope férias onde coloco o dinheiro para as férias. Regra geral vou de férias no final de junho, ficam mais baratas ;-). Por isso em abril vejo a quantia q disponho e aí vejo para onde vou, já fui à Tunisia, a Palma, às canárias e este ano a França. O envelope é sagrado não se toca, só para entrar dinheiro. No final das férias recomeça a saga da poupança, regra geral da conta não sai nada, até porque nessa altura ainda não há subsidio e agora é que a fonte secou completamente. Comigo resulta. Bj

    ResponderEliminar
  2. Também coloco recentemente uns trocos mensais para viajar quando fazemos anos de casados! :) Já agora estou curiosa quanto ao destino que tens em mente... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sini,
      Quero muito ir ao México porque combina praia com uma cultura cativante!
      Jinhos

      Eliminar
    2. Ir de férias não vou desde que a piolha nasceu, mas faço essa técnica do envelope para pagar as contas anuais (seguro e selo do carro, inspecção, e IMI, e a consulta de pediatria da E.)
      Tenho outro envelope mas em vez de dizer "férias" diz "roupa piolha", ela ainda é pequenina, então a cada estação grande parte da roupa deixa de lhe servir servir... :$

      Mas como moramos numa zona bem gira para passear (temos praia e serra a 25km de casa) as férias nunca são aborrecidas! ;)

      http://diario-de-uma-familia.blogspot.pt/

      Eliminar
  3. Vais AMAR!! Eu não me importava nada de voltar! Estive lá há 5 anos e gostei muito!! :)

    ResponderEliminar
  4. Olá! Eu não sou exemplo para ninguém. Não consigo juntar dinheiro na conta à ordem. Não consigo juntar dinheiro em casa. Por isso, tenho dinheiro a prazo. E, este ano, posso levantar sem penalizações, e vou levantar para fazer uma viagem. A primeira da minha vida! Tenho muitos sítios onde quero ir!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  5. Depois de uns imprevisto este ano não haverá férias para ninguém, vai ser mesmo poupar e repor os estragos destes últimos 3 meses. Mas estão em vista uns trabalhos extra que me vão permitir juntar um extra e esse sim para um destino de ferias para o ano. ;-))

    ResponderEliminar