quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ritual de limpeza doméstica

Eu não me importo de limpar a casa. Aliás, até acho estranho pensar que outra pessoa possa estar a mexer e a remexer nas minhas coisas.
E aqui me confesso, que sou uma maníaca da limpeza e da arrumação: não posso ver um pózinho no chão vou logo passar a mopa, se alguma coisa está fora do tio não descanso enquanto não esta tudo com look de casa de revista. É psicológico, eu sei, mas é mais forte que eu!
Mas como eu disse, eu não me importo, não disse que adoro!
Utilizo alguns truques, que vou partilhar com vocês, que considero que me facilitam a vida:

- Não deixo acumular pilhas de roupa, pilhas de papéis, sapatos à entrada - é importante definir um local para se colocar determinado tipo de items. Por exemplo, tenho um cesto à entrada onde coloco os sapatos que estão a uso, ou que aguardam limpeza e tenho uma pasta onde coloco a papelada à espera de ser arquivada.



- Da mesma forma, não deixar acumular sujidade: demora muito mais tempo a limpar um fogão ou um microondas sujo, do que fazer a manutenção semanal, que muitas vezes significa apenas passar o pano diariamente.

- Enquanto a comida faz, podemos aproveitar para ir ajeitando as almofadas do sofá, as mantas, arrumar algum livro fora de sitio, passar uma toalhita pelas loiças das casas de banho, etc.

- Como tenho um animal de estimação, tenho que passar a mopa pelo chão algumas vezes na semana e aspirar duas vezes por semana.

- Enquanto tomo banho aproveito para lavar a banheira e utilizo o Ajax Shower Power, que recomendo. Basta borrifar enquanto nos ensaboamos e depois só passar por agua.

- Na limpeza semanal, já tenho tudo organizado, que acaba por ser só limpar o pó,sacudir os tapetes, aspirar e lavar o chão.
- De vez em quando, limpo os vidros, mas nunca o faço no mesmo dia da limpeza semanal, para a limpeza não demorar mais tempo e se tornar mais insuportável.
- Da mesma forma, a mudança da roupa da cama também não a faço no mesmo dia da limpeza da casa e pelo mesmo motivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário