sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dicas de Poupança - Parte 2

Aqui ficam mais umas ideias sobre a questão da poupança.
No meu ver, cada um tem de encontrar um ponto de equilíbrio, para fazer a poupança um prazer e não uma obrigação penosa.

Fazer algo que usualmente pagamos a outro para fazer - Quando o cinto aperta, temos que tomar certas opções e fazer escolhas. No meu caso, e por uma questão de forretice também, sou eu que faço a minha depilação, faço a minha manicura e a minha pedicure. Desde nova que sou eu que cuido de mim, começando por ser uma questão económica enquanto adolescente e depois porque até o faço bastante bem. E claro que com isto não estou a dizer que nunca recorro a profissionais, apenas não o faço todas as semanas! E ao fazê-lo poupo centenas de euros por ano. Em compensação enquanto puder manter a senhora que me passa a roupa a ferro, vou fazê-lo que é realmente uma tarefa que não me agrada.

Inovações / manutenções em casa - Normalmente os homens são os reis e os senhores neste departamento. Em todas as casas que já tivemos (e já vamos na 4a) foi o S. que fez as pinturas todas (excepto na actual que foi a estreia). E caso não seja o marido/namorado, há sempre o pai, um tio, um amigo a quem se pode pedir uma mãozinha. Em compensação oferece-se um almoço para retribuir o gesto, que fica bem mais barato do que pagar a um profissional.

Comprar nos Saldos - Eu não espero pelos saldos para fazer compras. Mas há sempre básicos que podemos comprar nessa época, muitas vezes por menos de metade do preço: jeans, camisas, roupa interior. Até mesmo aquela peça de roupa que foge do nosso orçamento e que se não for com um desconto não conseguimos adquiri-la. Por falar nisso ontem já recebi os descontos da colecção Primavera-Verão da La Redoute.

Não usar Cartões de Crédito ou fazer compras a crédito- Pois é, esta será bastante complicada para alguns. Para mim é mais fácil simplesmente não os ter do que tê-los e correr o risco de usá-los abusivamente. Até vos posso dizer que no meu acordo de crédito habitação, o cartão de credito e um produto obrigatório e nem sequer o fui levantar ao balcão! Quando necessito de fazer uma compra online, utilizo o sistema MBNET que é seguro e está ligado à conta a ordem. Muitas vezes e na sociedade de consumo em que vivemos, é complicado viver sem esta opção que nos permite já usufruir de um bem, sem que ele esteja pago. Por isso, considero importante fazer poupanças, definindo prioridades e lutando para alcança-las.

Fazer refeições com amigos / familiares em casa - A opção de nos reunirmos com amigos ou familiares para confraternizar não precisa de significar um rombo nas finanças. Pode optar por fazê-lo em casa, em detrimento do restaurante. E existem várias maneiras de fazer com que a despesa não calhe sempre ou mesmo: dividindo a contribuição pelos participantes (uns ficam encarregues da entrada, outros da sobremesa, etc.) ou a rotatividade (esta semana é na minha casa, para a próxima é na tua!).

Sem comentários:

Enviar um comentário